Home / Violão para iniciantes / Violão para iniciantes:

Violão para iniciantes:

 

Violão para iniciantes: Aprenda a tocar de um jeito fácil e descomplicado!

Tocar violão para iniciantes é algo que não parece ser fácil, e por esse motivo é que muita gente acaba desistindo logo nas aulas iniciais.

 

Mas com persistência e foco certamente você vai aprender a tocar qualquer instrumento musical, inclusive o violão.

 

Normalmente, essa dificuldade em aprender a tocar violão, se deve a pressa que muitos praticantes que estão na fase inicial apresentam, de querer chegar ao nível máximo de aprendizado em pouco tempo.

 

Mas é importante que entenda uma coisa: o violão para iniciantes deve ser uma atividade de aprimoramento lento e gradual, onde você primeiramente deve se familiarizar com alguns termos, para somente então partir para a prática propriamente dita.

 

Você sabe o que são partituras? Cordas? Cifra ou musica cifrada? Se ainda não sabe ou nunca ouviu falar nestes termos, então isso significa que você não está preparado para evoluir no ensino de violão para iniciantes.

 

Nesse caso é preciso achar um ponto de partida e ir aprendendo coisas novas a cada dia até chegar o momento em que poderá colocar todo o seu conhecimento em prática.

Violão para iniciantes: Por onde começar?

 

 

A primeira coisa que você deve aprender para tocar violão bem e com afinação são as partes que constituem esse instrumento. Confira a seguir as principais partes de um violão.

  • Braço: É parte mais longa do violão. Nela você vai encontrar os trastes, que correspondem a segmentos metálicos que fazem a divisão do braço do violão em casas musicais distintas.
  • Corpo: É nessa parte onde é projetado o som do violão, proporcionando um ritmo mais agudo ou então mais grave das notas musicais.
  • Tarraxas: Essa parte é uma espécie de afinador do violão, pois é nela onde você aperta ou afrouxa as cordas no intuito de modificar o tom de cada corda.

Após estar por dentro das partes que constituem um violão, agora você está apto a começar as praticas de violão para iniciantes.

Confira a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar bastante nesse aspecto.

 

Aprendendo tocar violão: Dicas importantes

 

  1. Seja persistente

Ser persistente é fundamental para quem deseja aprender a tocar um instrumento musical como o violão, por exemplo.

 

Isso porque de nada vai adiantar você querer aprender, mas não demonstrar nenhum empenho ou força de vontade para fazer isso.

 

Por isso, seja sozinho ou sob a supervisão de um professor, é importante que você foque no seu aprendizado para que dessa forma consiga obter resultados expressivos nas suas aulas de violão para iniciantes.

 

  1. Utilize seu tempo com sabedoria

Você já ouviu falar que a prática leva a perfeição? Pois bem, esse ditado é mais do que válido quando o assunto é violão para iniciantes.

 

Por isso, você deve dedicar um tempo diário para treinar com o seu violão e o principal é ter calma, pois não se aprende tudo de uma vez só.

 

Utilize o seu tempo com sabedoria e faça valer cada novo aprendizado que tiver ao longo do tempo. Defina metas e passe a trabalhar para alcança-las, pois dessa forma o seu desenvolvimento técnico será aprimorado e você aprenderá a tocar violão bem mais rápido.

 

  1. Ouça músicas variadas

Ouvir músicas de diferentes estilos também é uma boa dica para aprender violão para iniciantes, pois quanto mais estímulos sonoros você recebe, mais chances têm de aprender violão mais rápido e melhor.

 

Portanto o aprendizado de violão para iniciantes pode até ser uma tarefa difícil, mas se você tiver foco, se dedicar e seguir as dicas dadas acima direitinho, com certeza estará tocando violão como um profissional bem mais rápido do que imagina. SAIBA MAIS

 

Sobre Genival Santos