Home / Curiosidades / É possível aprender a tocar cavaquinho e cantar

É possível aprender a tocar cavaquinho e cantar

Para quem já gosta de cantar, mas quer aprender a tocar cavaquinho para cantar e tocar ao mesmo tempo é totalmente possível, o mercado está extenso com cursos que ensinam a tocar e cantar.

O ideal é que o cantor tenha afinidade com algum instrumento harmônico, pois possuindo já conhecendo um pouco sobre esses instrumentos já facilita bastante. Pois serve como um acompanhamento e também é importante para o estudo do canto e afinação.

Você não precisa ser experiente ao tocar e cantar, quando você acumula duas funções você adquire alguns “vícios” para compensar suas possíveis dificuldades com a polirritmia. Além disso, sua postura pode mudar, pois caretas podem surgir, observe alguns vídeos do John Mayer.

Mas você pode não conseguir fazer nem uma coisa e nem outra. O ideal é você procurar um curso que te ajude a tocar cavaquinho e que ainda te ensine a cantar quando for tocar, existem diversos cursos especializados que contribuem bastante para quem está iniciando no meio da música.

Você vai precisar treinar muito para que seus erros sejam amenizados, mas isso é totalmente normal quando se é um iniciante cantando ou tocando cavaquinho.

Cantar e tocar

Existem diversas maneiras de iniciar um treinamento para aperfeiçoar a voz. Imagine que, se o som da sua voz estiver adequado e for aceitável, você pode estar cantando perfeitamente bem.

No entanto, pode ser prejudicial as suas cordas vocais quando se pratica exercícios de modo errado e por essa razão os cursos são essenciais para quem pretende cantar ou tocar. Por isso, é essencial que você aprenda a cantar e tocar corretamente.

Você pode aprender a tocar cavaquinho e cantar

Algumas pessoas possuem dons naturais musicais e são autodidatas. Mas a grande maioria precisa aprender a cantar e tocar. Um grande professor pode te dar uma ajuda em como cantar e tocar da maneira mais correta e que seja encantadora a forma como tira o som do cavaquinho.

Na internet você pode encontrar diversos cursos, se você tiver disciplina e paciência pode aprender facilmente, tente sempre prestar atenção na sua postura e no som da sua voz, pois quando você toca cavaquinho pode ser curvar  para olhar “aqueles acordes” e isso é  péssimo para cantar.

Mas com o tempo você vai criando métodos próprios para solucionar os seus problemas. Observe abaixo algumas orientações que podem te ajudar.

 

  • Uma coisa de cada vez– é ideal que você estude o instrumento e o canto separadamente e que vá aos poucos juntando os dois. Despois quando estiver tocando um pouco, dê acordes “solto” quando estiver cantando.

Treinamento é essencial nas partes mais complicadas e preste atenção na sua postura e nos movimentos que forem desnecessários

 

  • Menos é mais– tente aperfeiçoar ao máximo a sua habilidade com o cavaquinho e se você tiver habilidade com outros instrumentos pode ir tentando cantar com eles inicialmente e depois comece já tocando cavaquinho e cantarolando.

Quando a sua voz exigir uma melhor execução priorize-a ao invés do instrumento e ao contrario também. Com o tempo você pode se sentindo confortável a arriscar algumas notas.

 

  • Faça seu roteiro– Escreva tudo que souber sobre os acordes e as letras com algumas observações, avisando sobre antecipação de acordes ou somente chamando atenção para sua postura uma determinada parte.

 

  • Grave ou chame alguém para ver– peça para que as pessoas te assistam tocando e deem opiniões. Isso vai fazer você pode se observar com mais cautela e pode melhorar aonde você errou, é claro que no curso você vai aprender tudo isso.

Aprender a tocar cavaquinho e cantar é possível e pode ser uma bela junção principalmente se você tiver uma linda voz e o dom em manusear esse instrumento maravilhoso, caso tenha muitas duvidas existe o NOVO Curso Como Tocar Cavaquinho 3.0 que ensina todas as orientações que se deve seguir no inicio de uma carreira musical.

Quer saber mais sobre cavaquinho, CLIQUE AQUI!

Sobre Genival Santos

Veja também

TOQUE A MUSICA – SUBLIME – Curso de teclado online wiliam silva

TOQUE A MUSICA – SUBLIME – LEONARDO GONÇALVES – CURSO DE TECLADO ONLINE Aprenda a …