Como tocar violino

Aprender tocar violino é o sonho de muitas pessoas e que pode sim se tornar realidade. É claro que para conseguir ampliar os seus conhecimentos de maneira adequada, é fundamental contar com as orientações de um professor, mas por enquanto nós vamos adiantar algumas informações.

Tocar violino é algo simplesmente incrível, pois o som que o mesmo é capaz de reproduzir, encanta qualquer pessoa. É impossível não se apaixonar pelo som marcante de um violino.

É fato que no início dos seus treinamentos, muitas dificuldades serão encontradas, mas com força de vontade será possível vencer qualquer barreira e conseguir tocar aquelas músicas que você sempre quis.

Nesse artigo nós vamos trazer algumas importantes dicas e informações sobre como tocar violino, para que assim você consiga melhorar de maneira significativa o seu desenvolvimento com esse instrumento. Boa leitura!

Como tocar violino: um instrumento capaz de emocionar qualquer pessoa

Como você já deve saber, tocar violino não é para qualquer pessoa, pois apenas aquelas que realmente se esforçarem vão ser capaz de conseguir algum desenvolvimento. Confira:

  • Tenha o seu próprio violino

Você que está começando com o instrumento pode até treinar algum exercício ou outro no violino de um amigo, mas nessa fase tão importante, é fundamental que você tenha o seu próprio instrumento.

Lembre-se que será necessário praticar bastante para conseguir um bom resultado, por isso tenha um violino a sua disposição em todos os momentos.

  • Tenha os acessórios

Seu violino precisará vir dentro de uma maleta, ter quatro cordas e um arco. Na grande parte dos casos, a loja que realizar a venda do instrumento para você, já via colocar as cordas, caso isso não aconteça, peça para que o vendedor faça isso para que não exista o risco de danificar qualquer parte do instrumento.

  • Compre outros itens

A grande parte dos violinistas possuem um descanso de queixo, que nada mais do que uma peça ergonômica de plástico. Com essa peça é possível prender a base do violino e dessa forma, conseguir uma pega mais firme.

  • Apertando o arco

Depois de ajeitar o seu apoio de músicas e partituras, abra o estojo e pegue o arco. Os fios do acordem devem ser molinhos. Aperte os fios girando o parafuso, até que a distância entre os fios e a vara seja suficiente para para passar um lápis.

  • Afine o violino

As cordas precisam ser afinadas em G, D, A e E, onde G = SOL, D = RÉ, A = LÁ, E = MI.

Os principais ajustes podem ser realizados com as cravelhas na voluta do violino, mas se o instrumento não estiver tão desafinado assim, use as pequenas peças de metal perto do fundo, que são os afinadores.

Além de todas as dicas sobre como tocar violino que já foram passadas acima, com certeza, a que mais importa é: pratique sempre, pois somente com a prática você irá conseguir chegar em níveis mais elevados. Se inspire em algum violinista profissional e tenha ele como exemplo a ser seguido.

Você leitor (a) gostou do conteúdo exposto nesse artigo? Já parou para pensar no quanto seria mais fácil e interessante ter acesso a um curso que realmente se preocupa com o desenvolvimento de quem está está buscando aprender tocar violino? Acontece que nós entendemos a dificuldade e as principais dúvidas de quem está passando por esse processo de aprendizado.

Conheça o curso completo “Toque violino bem – Método Schmoll” clicando aqui e se aventure e encante pelo mundo mágico da música de maneira muito mais didática. Com certeza você irá conseguir aprender a tocar da melhor forma possível. Boa sorte!

 

Sobre Genival Santos