Home / Curiosidades / Como tirar um som mais bonito do violino

Como tirar um som mais bonito do violino

Qualquer iniciante na música acaba questionando em algum momento sobre como tirar um som mais bonito do violino, até porque esse é o grande objetivo de qualquer violinista.

Acontece que muitas pessoas ignoram alguns detalhes, mas são justamente esses que fazem total diferença quando o assunto é como tirar um som mais bonito do violino.

O verniz, peso, madeira, curvatura, arco; tudo isso acaba influenciando diretamente no desempenho do violino, sendo com relação à altura que o som chagará, a resposta do instrumento para cada ação e até mesmo em relação à suavidade do som, tudo está ligado com os fatores que foram mencionados acima.

Muitos violinos são fabricados por linhas de produção, onde os funcionários possuem metas e pressa para termina-los o quanto antes e alguns pequenos detalhes são deixados para trás. Estes instrumentos podem terminar com um verniz grosso demais, excesso de madeira e alguns outros problemas que acabam atrapalhando o som.

Se você realmente quer aprender como tirar um som mais bonito do violino, acompanhe todo esse artigo e confira as informações que foram desenvolvidas especialmente para você leitor (a) e futuro violinista. Boa leitura!

Como tirar um som mais bonito do violino: aprendendo um pouco mais sobre esse assunto

O mais ideal para um violino, é que a sua caixa acústica depois de ser fechada, consiga atingir um SI na frequência de 440 hertz. Essa nota só sera atingida após desbastar os tampos até alcançar um FÁ# à 440 hertz no fundo e um RÉ# à 440 hertz no tampo superior.

Você deve saber que toda madeira possui poros e estes precisam ser selados para que o som produzido pelo instrumento, não acabe escapando por eles e também para que o verniz não penetre no mesmo, pois todo o som do violino poderia estar prejudicado.

Os violinos que realmente possuem um som bonito, utilizam as fórmulas de Tapa Poros, que são gomas ou resinas.

Em relação ao verniz, este precisa ser delicadamente fino, para que não gere um peso extra no instrumento e nem abafe o som. Também é importante ressaltar que o verniz consegue deixar o violino muito mais bonito!

O arco precisa ser leve e o mais recomendado é aqueles que possuem fios de crina de cavalo ou nylon. A qualidade do som, altura e etc depende muito do arco, por isso sempre tenha um que seja realmente bom.

Outros pontos que precisam receber a sua atenção são os kits de montagem do seu instrumento, como o estandarte, botão, cravelhas e queixeira, que devem ser feitos de uma madeira preta, preferencialmente ébano.

Agora você já sabe que a melhor forma de aprender como tirar um som mais bonito do violino, é comprando um instrumento que tenha recebido todos os cuidados necessários com os mínimos detalhes. Além disso, também será muito importante que você se dedique verdadeiramente para a sua prática, pois somente assim para se conseguir resultados significativos e interessantes. Saiba que se tantas outras pessoas conseguiram aprender e tocar esse fascinante instrumento, você também irá conseguir. Boa sorte!

Você leitor (a) gostou do conteúdo exposto nesse artigo? Já parou para pensar no quanto seria mais fácil e interessante ter acesso a um curso que realmente se preocupa com o desenvolvimento de quem está está buscando aprender tocar violino? Acontece que nós entendemos a dificuldade e as principais dúvidas de quem está passando por esse processo de aprendizado.

Conheça o curso completo “Toque violino bem – Método Schmoll” clicando aqui e se aventure e encante pelo mundo mágico da música de maneira muito mais didática. Com certeza você irá conseguir aprender a tocar da melhor forma possível. Boa sorte!

 

Sobre Genival Santos

Veja também

TOQUE A MUSICA – SUBLIME – Curso de teclado online wiliam silva

TOQUE A MUSICA – SUBLIME – LEONARDO GONÇALVES – CURSO DE TECLADO ONLINE Aprenda a …