Home / Como aprender a tocar violão / Como Aprender a Tocar Violão-como tocar violão passo a passo

Como Aprender a Tocar Violão-como tocar violão passo a passo

Tocar violão não é uma tarefa difícil, no entanto exige de esforço e um pouco dedicação de quem deseja aprender. Muitas pessoas tem o sonho de saber como aprender a tocar violão sozinho, embora não sabem nem por onde começar, outras desistiram do sonho devido aos altos preços cobrados pelos os professores de musicas.

Se seu sonho é aprender como tocar violão não se preocupe, neste artigo vou te apresentar os passos básicos para você começar a tocar seus primeiros acordes, mas lembre-se para isso você terá que dedicar ao menos uma hora do seu tempo diário para praticar e aprender tocar violão.Resultado de imagem para tocando violão

Como Aprender Tocar Violão Passo a Passo

Antes de aprender a tocar qualquer instrumento é preciso conhecer o instrumento que você deseja tocar, no seu caso é um violão, então vamos lá. O violão é composto por 4 partes sendo  elas, boca do violão, cavalete, tarraxas, trastes cada uma delas possui sua função.

  • Boca do violão: Orifício do violão por onde o som se propaga.
  • Cavalete: Serve para prender as cordas, deixando-as esticadas.
  • Tarraxas: As tarraxas servem para esticar ou soltar as cordas, alcançando a melhor afinação para seu instrumento.
  • Traste: São pequenas barras, que servem para dividir o violão definindo cada ponto exato de nota.

Talvez você já esteja ansioso para saber como  aprender tocar violão, mas antes de qualquer coisa quero lhe apresentar 3 passos extremamente importante para  você tocar sua primeira canção.

  1. O primeiro passo é como você irá segurá-lo: Existem duas formas correta de segurar um violão, no entanto entre elas uma é a mais comum e mais utilizada, a primeira é conhecida como postura erudita, onde o violão é colocado sobre a perna esquerda, a outra postura mais utilizada é a que o violão fica apoiado sobre a perna direita.
  2. Nomes e sinais dos dedos: Essa etapa parece ser simples, mas não é, pois é nela que você deve memorizar e saber onde posicionar a sua mão e quais dedos devem segurar e tocar os acordes.

Para tocar violão os dedos de sua mão correspondem a um númeroResultado de imagem para desenho dos dedos das mãos tocando violao

  1. Posição da mão esquerda e direita: Os passos ensinados aqui são para pessoas destras, mas se você é canhoto não se preocupe basta substituir os nomes pela a outra mão. A sua mão direita ficará sobre a boca do violão e a esquerda no braço do mesmo.

Enquanto isso, sua mão esquerda tomara parte do braço do violão. O dedo polegar ficará posicionado atrás do braço, dando apoio e sustentabilidade para execução das notas dos demais dedos. Para executar as notas, os acordes devem ser apertados utilizando as pontas dos dedos para que o som soe com clareza.

Além disso, você deve ter em mãos o meto com as notas musicais Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e o desenho de como fazê-las usando cada dedo, de inicio vá praticando cada nota individualmente até conseguir fazê-las sem olhar no método, depois disso basta escolher uma musica de preferencia uma musica que possua uma melodia simples e com poucas notas musicais.

Exercitar os dedos também é um ótimo exercício para você ficar mais ágil na hora de trocar os dedos nos acordes, sem perder o som de cada nota ao mudar de uma para outra. Vá sempre praticando as notas musicais ate que você já esteja pronto para começar a tocar sua primeira canção no violão.

É importante lembrar que para aprender como tocar violão você precisa estar totalmente interessado, e, além disso, você deve dedicar ao menos o mínimo de tempo para treinar as notas, assim em breve você já está tocando violão. SAIBA MAIS CLICANDO ABAIXO!!!

 

Sobre Genival Santos