Home / Curiosidades / Curiosidades sobre cavaquinho e violão-Cavaquinho e sua história

Curiosidades sobre cavaquinho e violão-Cavaquinho e sua história

 Para quem ainda não conhece o Cavaquinho e Violão são instrumentos musicais bem similares, com sons tão distintos que cada um deles acaba sendo apropriado para um estilo de

música bem diferente um do outro.

Se você é daquelas pessoas que adoram a brasilidade, marca registrada de gêneros como chorinho, samba e pagode, você sabe muito bem que o cavaquinho tem lugar de honra em qualquer show que se preze, mas se você prefere uma música mais melódica e harmoniosa, o violão é o elemento certo para atender à versatilidade encontrada em estilos tão diversos que encontramos, como por exemplo , oRock, MPB, Bossa Nova e até Erudito

Para que você leitor conheça um pouco mais sobre  cavaquinho e violão, continue nos acompanhando aqui em nosso artigo. https://pt.wikipedia.org/

 

Saiba mais sobre cavaquinho e violão

           

            Pensando em você que tem muita curiosidade em saber mais sobre cavaquinho e violão, iremos listar alguns pontos que vão te explicar bastante sobre eles. Seguem logo abaixo:

  1. Dimensões

Não é à toa que já convencionamos a chamar o cavaco de cavaquinho, onde isso é feito em comparação ao violão, pois ele é bem pequeno, tendo o seu braço e caixa acústica de larguras mais reduzidas.

O cavaquinho pode ser tocado enquanto você estiver de pé deivido ao seu tamanho ser menor, sendo que, para fazer o mesmo com um violão, você precisará de uma correia de suporte para os ombros, pois pelo fato dele ser maior não tem como ser feito sem esse suporte.

 

  1. Cordas

O cavaquinho,  apresenta apenas quatro cordas, onde elas são referentes às notas ré grave, sol, si e ré agudo.

Já o violão tem duas cordas a mais, dispondo as notas nesta ordem, de cima para baixo, como por exemplo, mi agudo, lá, ré, sol, si e mi grave.

 

  1. Grau de dificuldade

O violão tende  ser mais complexo que o cavaquinho, pois além das seis cordas  ele tem mais escalas.

Os acordes feitos no cavaquinho exigem menos dos músculos das mãos por causa da limitação natural do instrumento, já no cado do violão temos um braço mais longo para trabalhar com as doloridas pestanas e notas, as quais chegam a ocupar até quatro casas de uma vez só.

 

  1. Modo de tocar

Entre esses dois modelos de instrumentos musicais, o melhor de se aprender a tocar primeiro é violão, pois ele te dá base para tocar guitarra e cavaquinho, entre outros instrumentos de cordas.

Se você tem dúvida entre começar a estudar cavaquinho ou violão, opte pelo violão, pois quando estiver bem treinado, você vai ver que a transição para o cavaquinho será bem mais simples.

 

  1. O que tocar

Fique claro de que enquanto o violão pode muito bem conduzir sozinho qualquer apresentação acústica, o cavaquinho é ótimo para acompanhar outros instrumentos musicais, como o próprio violão.

Cada um desses instrumentos musicais têm sua proposta musical, por isso se você é fã do mestre Pixinguinha, adote o cavaquinho, mas caso o seu negócio for mesmo MPB, arrume um bom violão e comece a treinar o quanto antes.

 

Agora que você leitor do nosso artigo entendeu um pouco melhor sobre a diferença entre o cavaquinho e violão, faça logo a sua escolha, opte por aquele que mais lhe agrada e comece o quanto antes a estudar sobre, mas como falamos acima, o recomendado é que você inicie suas aulas com o violão.

Sobre Genival Santos

Veja também

TOQUE A MUSICA – SUBLIME – Curso de teclado online wiliam silva

TOQUE A MUSICA – SUBLIME – LEONARDO GONÇALVES – CURSO DE TECLADO ONLINE Aprenda a …