Home / Curiosidades / Aprender a Tocar Percussão

Aprender a Tocar Percussão

Dicas para quem quer aprender a tocar percussão

Aprender um novo hobby é sempre algo prazeroso, principalmente quando esse hobby tem a ver com aprender a tocar percussão.

Seja para ocupar as horas vagas, ter outra fonte de renda, ou até mesmo uma nova profissão, o fato é que aprender a tocar percussão, pode ser bem mais fácil do que você imagina.

Eles fazem muito sucesso nas rodas de amigos, no samba e pagode, mas não ficam restritos somente a isso.

Se interessou? Então continue lendo esse post, porque agora vamos te dar algumas dicas simples, porém valiosas, para você aprender a tocar percussão. Confira!

 

Dicas valiosas para você aprender a tocar percussão

 

  • Escolha o instrumento de percussão que deseja tocar

Primeiramente é necessário que você escolha um instrumento de percussão para aprender a tocar. Existem diversos deles, você pode escolher um, ou vários, mas a recomendação é que você aprenda um de cada vez.

Dentre os principais instrumentos de percussão que você pode aprender, é possivel citar: Agogô, Afoxé, Atabaque, Bateria, Bloco sonoro, Bongô, Carrilhão, Casaca, Castanhola, Chimbau, Chocalho, etc.

Escolha o que mais te chamar a atenção e não se prenda as escolhas mais fáceis, pois quanto maior é a desafio de aprender a tocar um determinado instrumento de percussão, melhor será a conquista desse desafio.

 

  • Use a internet a favor do seu aprendizado

Depois de decidir qual será o seu instrumento é hora de ir para a parte da aprendizagem propriamente dita.

Hoje em dia a internet facilitou a nossa vida em vários aspectos e obter novos conhecimentos, sem dúvida, foi um deles.

Atualmente existem muitos sites de música com vídeos explicativos e até cursos inteiros e gratuitos voltados para o ensino de percussão.

Vale ressaltar que é bom sempre procurar sites referência, com profissionais de qualidade, uma vez que muita gente acaba ensinando coisas erradas por aí.

Se você quer aprender do modo tradicional, procure uma escola, ou professor para iniciantes que fique perto de você.

 

  • Seja paciente

Outra dica para você aprender a tocar percussão é ser paciente.

Apesar de complexos, os instrumentos de percussão não representam algo que não possa ser aprendido.

É fundamental que você seja paciente, uma vez que esses instrumentos apresentam sim um grau maior de dificuldade para se aprender em relação a outros instrumentos musicais.

É essencial que você faça as coisas no seu ritmo e aprenda as batidas lentamente.

Não se afobe e vá logo querendo tocar como os músicos consagrados já fazem, porque isso não vai acontecer!

Com o tempo, você vai pegando mais prática e poderá acelerar os seus movimentos, mas até lá seja é preciso que seja paciente.

 

  • Treinamento diário é muito importante

Somente a prática vai levar você a perfeição e esse pode até ser um ditado batido, mas se encaixa perfeitamente nesta situação.

Para que você aprenda a tocar percussão deve haver um treino todos os dias. Tire 10 minutinhos do seu tempo para praticar e você verá como vai passar a ter mais facilidade em realizar os movimentos.

Uma das dicas mais importantes é: não perca a dedicação, sem ela você não terá ânimo para nada. Mesmo que pareça muito difícil no começo, persista.

Tenha em mente de que essa atividade não só está fazendo bem para você, como também você estará realizando um sonho. Portanto: não desista!

Se seguir direitinho as dicas que foram dadas acima, com certeza você vai aprender a tocar percussão, onde com a prática contínua poderá se tornar um profissional na percussão bem mais rápido do que imagina.

 

 

Sobre Genival Santos

Veja também

TOQUE A MUSICA – SUBLIME – Curso de teclado online wiliam silva

TOQUE A MUSICA – SUBLIME – LEONARDO GONÇALVES – CURSO DE TECLADO ONLINE Aprenda a …