Home / Curiosidades / Violino para iniciantes – aprender a tocar violino iniciante

Violino para iniciantes – aprender a tocar violino iniciante

Quem nunca se encantou com o belo som de um violino, ou não se pegou pensando como seria poder tocar esse instrumento? Muita gente, não é verdade? Mas quando o assunto é violino para iniciantes, várias pessoas acabam ficando com receio de não evoluir no aprendizado.

Se você também pensa assim, fique tranquilo, pois aprender a tocar violino é algo bem mais simples do que você imagina.

Seja na música clássica, no jazz ou até no rock o violino faz sucesso onde quer que seja tocado. Ele é um dos instrumentos mais bonitos de se tocar e também de se ouvir.

Por isso, se você sempre quer aprender a tocar este instrumento, esta é a hora. Nesse post, vamos dar algumas dicas para quem é iniciante. Confira!

 

Dicas de violino para iniciantes

 

Em primeiro lugar é bom ter em mente que para se aprender a tocar violino é necessário ter paciência, disciplina, dedicação e ânimo. O Caminho é longo, mas não impossível.

Além disso, uma das dicas de violino para iniciantes é que você tenha um bom instrumento a sua disposição. Caso você queria comprar um, basta saber que não existe a necessidade de gastar uma enorme quantia no instrumento.

A qualidade é algo a se considerar nessa hora e é sempre ela que torna este instrumento mais caro em relação a outros existentes no mercado.

Para que você possa comprar um violino para iniciantes decente, esteja preparado (a) para gastar algumas centenas de reais.

É importante que você vá a uma loja referência e de confiança. Compras pela internet, neste caso, não são aconselháveis.

No ato da compra confira todos os acessórios do instrumento, como as quatro cordas, o arco e a maleta.

 

Comprar alguns acessórios também é valido nesse caso

 

Se preferir você pode comprar também alguns outros itens como descanso de queixo e um descanso de ombro. Esses itens são bastante utilizados por quem está no início.

Feito todo esse processo é hora de ir para a parte prática! Para isso você deve procurar um professor (a), pois ele poderá te ensinar melhor as técnicas, assim como te auxiliar a qualquer hora.

Procure no seu bairro ou em escolas de músicas locais. Universidades, faculdades e orquestras também são ótimos locais para se encontrar um profissional.

Se você não tem condições de contratar um profissional para lhe dar umas aulas de violino, existe também a possibilidade de assistir vídeos na internet. Hoje em dia existem vários sites especializados em violino que oferecem cursos inteiros, sejam eles pagos ou gratuitos.

 

Pratique no seu ritmo

Quando você já estiver assistindo às aulas, é essencial para um bom aprendizado que você pratique no seu ritmo. Vá devagar e não se apresse em querer tocar logo, afinal de contas um bom violinista demora anos para aprender a tocar direito.

Além disso, é importante que seja paciente. Como já dissemos acima, o violino leva anos para ser dominado. Portanto pratique lentamente e constantemente. Com o tempo você vai saber automaticamente onde deve colocar os dedos.

 

Pratique as notas, escalas e posições diariamente

 

Já ouviu falar que a “prática leva e perfeição”? Pois é, neste caso esse ditado é muito válido.

Tire, no mínimo, cerca de 10 minutos do seu tempo para ler as notas e treinar as técnicas que você aprendeu. Fazendo isso diariamente você vai ver como o seu aprendizado ficará, não só mais rápido como também mais fácil.

E acima de tudo nunca perca o ânimo, afinal de contas você estará aprendendo a tocar um dos instrumentos mais bonitos que existe e só isso já vale o esforço.

E então, gostou das dicas de violino para iniciantes? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou desse post e se tem alguma sugestão a dar para quem está aprendendo a tocar violino. CLIQUI AQUI SAIBA MAIS

 

Sobre Genival Santos

Veja também

TOQUE A MUSICA – SUBLIME – Curso de teclado online wiliam silva

TOQUE A MUSICA – SUBLIME – LEONARDO GONÇALVES – CURSO DE TECLADO ONLINE Aprenda a …